EXPANSÃO RESPIRATÓRIA E COERÊNCIA CARDÍACA

O QUE É EXPANSÃO RESPIRATÓRIA E COERÊNCIA CARDÍACA

Método terapêutico que visa o aumento da capacidade respiratória e equilíbrio da freqüência cardíaca, por meio da estimulação do sistema nervoso autônomo parassimpático (vagotonia), estado em que o organismo estabelece-se em homeostasia (equilíbrio bioquímico das células e do meio celular).

Observamos que pacientes portadores de várias disfunções e algumas síndromes, como por exemplo, a fibromialgia e a síndrome da dor miofascial, apresentam uma exacerbada diminuição da capacidade respiratória e uma grande dificuldade proprioceptiva para realizar respirações plenas.

O objetivo da técnica de expansão respiratória e coerência cardíaca é a reeducação respiratória, que se inicia com a liberação de fáscias aderidas e fixadas, alteração do tônus dos músculos respiratórios e o comprometimento na mobilidade e na motilidade das viscerais.

Em seguida, o paciente passará a exercitar conscientemente sua respiração através dos PRANAYAMAS (exercícios respiratórios do yoga), ampliando a capacidade respiratória e modulando proprioceptivamente o mecanismo respiratório. Finalmente, na última etapa da sessão terapêutica, o paciente será submetido ao exercício de bio feed back, que chamamos de coerência cardíaca.

Coerência cardíaca…

É um estado onde a variabilidade da freqüência cardíaca (HRV) é máxima e se dá perto de 0,1 Hertz no espectro de densidade de potência da freqüência cardíaca. Esta freqüência é obtida quando ocorre o acoplamento e ressonância do sistema cardiorrespiratório. O estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e outros transtornos, tem relação com a depressão no HRV, devido ao desequilíbrio do sistema nervoso autônomo simpático-vagal.

O treinamento dos pacientes com biofeedback cardiovascular em freqüência de 0,1 Hz envolve o sistema barorreflexo e que aumenta o HRV.

Vários autores investigaram os efeitos da técnica de biofeedback cardiovascular nos sintomas presentes no estresse, ansiedade, depressão, dor crônica. Reiner demostra a redução nos sintomas de estresse em 75% dos pacientes, aumento na capacidade de relaxamento em 80%, de emoções positivas em 46% e da sensação de paz em 60%. Sherlin e equipe verificaram a redução de ansiedade estado-traço e de depressão, Hallman et al. observaram redução na dor crônica e ansiedade. Siepmann e Karavidas observaram, ainda, redução nos sintomas de depressão. Lagos e colaboradores demonstraram que o treinamento em biofeedback cardiovascular foi absolutamente importante como estratégia na redução da ansiedade.

Terapeuta responsável

Dr. Ronaldo G. Vaz de Carvalho

Fisioterapeuta

Membro da SBA (Sociedade Brasileira de Anatomia).
Terapeuta manual formado pela Intensive Training on Myofascial Trigger point and Proprioceptive Therapy, Hands-on, New York 10019.
Membro da Aliança do Yoga e International Yoga Federation, osteopatia craniana, criador da técnica do yoga visceral.